Apresentação

Apresentação

O que leva um homem a escrever… Vaidade? Prazer? Quem sabe? Só ele! Escrever é uma arte intrínseca em cada coração humano, não importa o desejo…

Pensar em escrever, pode parecer fácil, mas não é. Falar de nós ou por nós é ensinar aquilo que nossos olhos viram, nosso corpo sentiu, e nossa alma sonhou…mas não, escrever já não é.

Este livro busca esclarecer e nos fazer refletir que o mais importante ao nosso redor é usufruir dos êxitos que almejamos, é entender quem é o nosso cliente, de forma simples, mas segura e clara.

Este livro nos brinda de conceitos básicos, mas que sem eles não chegaremos a lugar nenhum. Os tipos de clientes no habitat chamado mundo são mostrados com inteligência. O leitor deste livro terá um guia correto e poderá modificar sua postura positivamente e colher os frutos que tanto almeja… Leia então e depois verá que tenho razão.

Miguel Angel Lários Perez
Diretor-Presidente
 POLAND QUÍMICA

Prefácio

Foi com dupla satisfação que recebi o convite para prefaciar este trabalho.

Primeiro, por ter acompanhado, ao longo das duas últimas décadas, o trabalho desenvolvido pelo autor tanto na empresa industrial em que trabalhava como em suas horas livres, em que se dedicava a repensar o projeto de alguns produtos, que julgava não terem tido a atualização necessária para competir em condições vantajosas no mercado.

Desta insatisfação acabou resultando inovação com aspectos tais que, em alguns casos, se constituiu em reinvenção do produto.

Segundo, pelo fato de perceber que o autor incorporou, com freqüência, nesta reinvenção, aspectos que teriam sido negligenciados no projeto original, principalmente por terem sido desenvolvidos em países com características climáticas e culturais diferentes daquelas encontradas em nosso país.

Estes dois aspectos estão presentes neste trabalho. Tendo mudado de empresa, o autor recebeu o encargo de desenvolver um setor de vendas na nova empresa. Teve, com isto, a oportunidade de formalizar o conjunto de conceitos e de procedimentos que julgava serem de presença indispensável no arsenal de qualquer profissional de vendas.

Ressalta, ao longo do trabalho, a importância que o autor atribui aos aspectos ético-comerciais e de relacionamento inter-pessoal, que podem ser o diferencial na conquista e na fidelização do cliente.

Outro aspecto que mostra a percepção do autor e a atualidade do trabalho aparece na categorização e no detalhamento dos diferentes tipos de fornecedores e de clientes, indo muito além dos conceitos de cliente interno e cliente externo.

Um resumo parcial dos conceitos e procedimentos discutidos aparece na parte final sob o título geral de leis do atendimento ao cliente. Embora se destine à fixação de algumas das idéias apresentadas ao longo dos tópicos anteriores, certamente vai atrair os leitores mais apressados que, se vierem a se limitar à leitura desta parte do material, perderão considerações valiosas que recheiam os diferentes tópicos abordados.

As considerações apresentadas neste trabalho não apresentam interesse apenas àqueles envolvidos em vendas. Muitas delas são de utilidade na fase de conceito e definições do ciclo de vida de um produto, em que a presença do pessoal de vendas pode ajudar na tomada de decisões que levarão os projetistas e desenvolvedores a especificar um produto com as características vencedoras de atendimento às aspirações do mercado.

Convido o leitor a conhecer e a desfrutar este trabalho.

Irany A. Azevedo
Professor Titular
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – Pós Graduação
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Aposentado
Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) –Aposentado
Irany Azevedo – Treinamento e Consultoria Empresarial S/C -Diretor

COMENTÁRIOS

“Simplicidade e clareza! É isso que busca o profissional contemporâneo. O dinamismo das atividades do dia-a-dia faz com que a objetividade seja primordial.

Este é um livro excepcional, um verdadeiro guia prático que reúne tudo o que se precisa saber sobre clientes e fornecedores.

Através dele descobri que tenho mais clientes do que imaginava e que realmente não conheço plenamente suas necessidades. Descobri também que a empresa só funciona graças ao sincronismo das atividades e que tratar cada área como um cliente interno ajuda para que esse sincronismo funcione corretamente.”

Eng. Filipe Schmidt – Consultor de Negócios

“Observando a colocação de idéias do autor verificamos a profundidade e clareza da preocupação em levar luz às pessoas que ainda não se deram conta das mudanças no conceito profissional que estão surgindo neste terceiro milênio.
Parabéns!
Este livro nos ajudará a transmitir aos nossos colaboradores a real visão destes tempos.”

Eng. Emerson Leite – Diretor Técnico 
Laboratórios Universal Ind. Com. Ltda.

 

“Há mais de 25 anos venho acompanhando a trajetória do autor, seja a nível pessoal, familiar ou profissional.

A maneira assertiva com que conduz sua vida o credencia e garante sucesso nessa nova missão, passando através desse livro toda sua experiência para um número maior de pessoas.”

Orlando Bartticiotto Filho – Diretor
Bartticiotto Corretora de Seguro

 

Esse livro é para você, executivo, que quer entender melhor a relação CLIENTE-FORNECEDOR e com isso alavancar os ganhos de sua empresa.

Nilton Motta reúne todos esses conceitos num formato simples, prático e de fácil leitura.

Teoria e Prática reunida fazem desse livro um indispensável guia para o sucesso. Recomendo-o.

Eng. Ricardo Mancilha Santos
Analista de Negócios – Johnson & Johnson

About Author:
Nilton Cesar Motta iniciou sua vida de trabalho aos 17 anos de idade já tratando com clientes em um escritório de preparação de documentos para automóveis. Mesmo sem saber à época, era o inicio do seu treinamento na relação cliente-fornecedor. Antes de iniciar seu curso acadêmico na Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul, passou trabalhando como secretário na recém instalada Faculdade de Ciências e Letras em Santa Rosa, interior do Rio Grande do Sul. Formado na Faculdade de Química Industrial em 1976 e já tendo estagiado na empresa multinacional Henkel S.A Indústrias Químicas, iniciou sua carreira profissional nesta mesma empresa em 1977. A Henkel se constituiu na prática em uma nova escola, pois durante 26 anos na mesma, o autor de fato exerceu atividades desde o surgimento até o uso final de produtos químicos para variadas aplicações, o que exigia contatos diários com clientes e fornecedores internos e externos, bem como experiências administrativas.

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