Nilton Cesar Motta iniciou sua vida de trabalho aos 17 anos de idade já tratando com clientes em um escritório de preparação de documentos para automóveis. Mesmo sem saber à época, era o inicio do seu treinamento na relação cliente-fornecedor. Antes de iniciar seu curso acadêmico na Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul, passou trabalhando como secretário na recém instalada Faculdade de Ciências e Letras em Santa Rosa, interior do Rio Grande do Sul.

Formado na Faculdade de Química Industrial em 1976 e já tendo estagiado na empresa multinacional Henkel S.A Indústrias Químicas, iniciou sua carreira profissional nesta mesma empresa em 1977.

A Henkel se constituiu na prática em uma nova escola, pois durante 26 anos na mesma, o autor de fato exerceu atividades desde o surgimento até o uso final de produtos químicos para variadas aplicações, o que exigia contatos diários com clientes e fornecedores internos e externos, bem como experiências administrativas.

No decorrer desse tempo fez cursos de pós-graduação em planejamento empresarial na Universidade São Judas Tadeu em São Paulo e em controle de poluição ambiental na Fundação Armando Alvares Penteado, também de São Paulo.

Um período tão longo como esse proporcionou diversos outros treinamentos na área administrativa, tais como marketing industrial, chefia, gerência, supervisão, liderança, técnicas de apresentação, relações sindicais e auditoria de qualidade ambiental e na área de relações com clientes externos, tais como: técnicas de negociação, conhecimentos em marketing de vendas e habilidades no trato com clientes e fornecedores.
Atualmente atua na área como gerente de vendas da divisão industrial da POLAND QUÍMICA Ltda, no Rio de Janeiro, empresa da área de petróleo.

Quase 30 anos de treinamentos, vivência e observação com detalhismo positivo permitiram compilar conceitos que levaram a escrever este livro.