- Date: 18/05/2023
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Para criar um guia completo para uma prospecção de clientes mais eficaz, é importante considerar os seguintes passos:
Saiba o que muda e quais os benefícios para o seu negócio.
Se antes o funil convencional tinha como o último objetivo a conversão das vendas, agora com o funil ampulheta temos mais três etapas para acrescentar na jornada do consumidor: retenção, lealdade e indicação. Afinal, o marketing está em constante transformação e não acompanhá-las pode ser ruim para a sua marca.
Mas antes de entrarmos em detalhes, vamos relembrar as etapas do funil de vendas convencional?
Topo de funil
No topo do funil, estão os potenciais clientes, ainda visitantes e são atraídos pelo conteúdo, como um post no blog, redes sociais, podcasts, vídeos e ebooks informativos.
Meio de funil
Nesta etapa, o potencial lead, já sabe qual é a sua dor e busca nos conteúdos a solução e resolução do seu problema.
Fundo de funil
Agora é a hora da sua empresa estar pronta, mostrando autoridade no assunto que o potencial lead quer resolver e a sua marca é melhor que a do concorrente.
A necessidade em aumentar o funil para ampulheta
O conceito de funil se limita até o momento da venda, entretanto, a experiência do usuário (CX) e o sucesso do cliente com a sua solução (CS) precisam ser mapeados e analisados para vender mais. Pois, sempre acabava em um ciclo vicioso de reiniciar o processo com novos leads ao invés de nutrir os que finalizam a venda. Com isso, o custo acaba sendo maior e com um retorno não muito esperado.
Mas o foco aqui não é deixar de atrair novos clientes, sendo sempre necessário, mas saber nutrir aqueles que já compraram. Para isso, é necessário transformar o funil em uma ampulheta.
Etapas do Funil Ampulheta
O novo funil agora tem mais três etapas na melhoria da jornada do cliente. São eles:
Retenção:
Após a conversão, agora é a hora da retenção. Ou seja, um pós venda que faça com que o cliente tenha uma experiência tão boa que com certeza irá voltar a comprar. Para isso, invista em diferenciais, como o atendimento, exclusividade de compra e bonificações.
Lealdade:
A lealdade é a consequência das experiências do cliente e para o seu público se tornar um brandlover é preciso gerar identificação com a marca. Tendo como principais fatores, compatibilidade de propósito, valores da empresa, eficiência do atendimento e segurança com os seus dados.
Indicação
Qualquer que seja seu negócio, a indicação ou marketing boca a boca ainda é crucial para o reconhecimento de marca. Trabalhando de maneira estratégica pensada para o seu público, a indicação será eficiente e com o tempo espontânea.
Benefícios do Funil Ampulheta
Trabalhar com mais essas três etapas, as vantagens são várias, mas vamos listar as principais:
✅Redução de custos;
✅Geração de leads qualificados e fiéis à marca;
✅Expansão nas vendas;
✅Indicação espontânea;
✅Consolidação de marca.
Conclusão
Todas as etapas do funil são de extrema importância e precisam ser trabalhadas com objetivos e estratégias claras. Pois, a jornada do consumidor não precisa ter um fim, é preciso ter continuidade de nutrir e fidelizar os novos clientes. Empresas com uma estratégia bem definida de Customer Success, compreendem que tão importante quanto a venda é o pós venda.
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